Escolhendo a plataforma de E-Commerce

Como escolher uma plataforma de e-commerce para montar a minha loja virtual?

Muitos clientes me perguntam como escolher a plataforma ideal para montar uma loja virtual, eu poderia facilmente indicar a minha plataforma, porém eu vou ser sincero e usar toda a minha experiência onde trabalhei com diversos e-commerce, vou te mostrar os principais pontos que você deve verificar antes de contratar a plataforma para criar a sua loja virtual, seguindo a visão de quem conhece todas as rotinas que envolvem um e-commerce.

1 – A Primeira consideração que você deve levar em conta é a sua logística, os tipos de produtos que você trabalha, por exemplo se você trabalha com produtos volumosos como eletrodomésticos, você vai precisar usar transportadora, correto?

  1. Então um recurso que a plataforma precisa ter é a opção de transportadora.
  2. Porém existem várias transportadoras, então você precisa verificar na sua região as transportadoras existentes e consulta-los sobre a praça de atendimento, entre em contato e solicite uma tabela ao departamento comercial, tente negociar o melhor preço, depois faça a comparação das tabelas, daí você vai ter as opções de transportadoras, então com essas opções você deve buscar uma plataforma que tenha a integração com essa transportadora.

2 – Outro ponto muito importante são as formas de pagamento que você vai aceitar, então verifique as opções integradas de recebimento como boleto, cartões, você pode 

3 – Depois de definir as questões de logística e pagamento dai então você deve partir para pesquisa de plataformas, os recursos que não podem faltar são:

– Responsividade: Hoje cerca de 90% dos acessos são feitos a partir de smartphones, então você precisa de plataforma que tenha o layout responsivo, que é um layout que se adapta a qualquer tamanho de tela.

– Dashboard: A vida de um empreendedor ou gestor de e-commerce é corrida, então você precisa ter agilidade para que você tenha produtividade na sua empresa, então você deve avaliar o painel de gestão da plataforma principalmente a tela de cadastro de produtos.

– Visual: Eu sempre sugiro aos meus clientes que se for utilizar alguma plataforma externa, que escolha uma que o layout seja aberto, para que você possa utilizar um layout exclusivo, para dar mais personalidade e exclusividade para sua loja virtual.

– API: Provavelmente você em algum momento vai utilizar algum ERP para gerenciamento da sua loja. Então a plataforma precisa ter a opção de integração API para que você possa conectar a sua loja virtual ao ERP e gerenciar pedidos, estoque, contas a pagar, lucro etc.

– Limites: A maioria das plataformas impõe limites de produtos e pedidos, incluindo taxas ao atingir o limite ou te forçando a fazer upgrade do seu plano, pagando cada vez mais caro, então é importante observar os limites que as plataformas impõem.

– Recursos: Veja os recursos que você vai precisar, compare as plataformas em todos os aspectos.

– Feedback: E por último, verifique nos canais de apoio ao cliente como Reclame Aqui, Consumidor.GOV, se existem reclamações relacionadas a plataforma, observe as reclamações, causas e principalmente se a empresa responde os seus clientes.

Enfim, essa é a minha opinião, baseada na experiência trabalhando dentro de e-commerces, durante 15 anos da minha vida, então estou passando pra vocês o que sei. E através disso eu desenvolvi a minha própria plataforma de e-commerce, então se você precisa de uma plataforma de e-commerce, desenvolvida porque quem sabe das necessidades de um lojista, entre em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *